terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Ruína da admiração

Hoje vi uma amiga muito querida chorar. Não pelo fim de seu namoro de muitos anos, mas pela ruína da admiração. Um relacionamento, na verdade, nunca acaba no término. Ficam resquícios da perda flutuando no vazio, como a barra daquele vestido de algodão vagabundo que começa a desfiar. Pouco a pouco, fio a fio, deixa o rasgo à mostra. A costura, liga entre este e aquele pedaço de pano, é desfeita, mas nunca de um dia para o outro - leva tempo até desenlaçar-se toda. Resta aquele ardor no estômago, que teima em aparecer minutos antes de dormir.
Felizmente, nós não precisamos sentir orgulho e admiração por todas as pessoas que passam pela nossa vida. É possível escolher quem vai e quem fica.
Afastar-se, em alguns casos, é um ato de coragem. Queria poder pegar essa amiga querida pela mão e mostrar-lhe que é grande o número daqueles que guardam arrependimentos sentimentais. Enxugar-lhe as lágrimas e, como um mantra, dizer: os atos pouco admiráveis do seu ex-namorado não são culpa sua. Ele é responsável pelos próprios erros.
Eu já me envolvi com um cara que, durante o relacionamento, tirava fotos das mulheres de sua turma de faculdade e compartilhava em um grupo de homens. Descobri. Doeu. Quando reclamei, fui tachada de louca. Senti-me culpada. Mulher, quando exige respeito, logo tem sua saúde mental questionada. Mas, aprendi: não sou culpada pelas atitudes miseráveis do outro. E você, fulana, sicrano, aquele ou aquela também devem ter histórias parecidas no currículo.
Quando um relacionamento acaba e você descobre que aquela pessoa não é quem você imaginou ser, não perca noites de sono e não se culpe pelo envolvimento. Não permita, em hipótese alguma, que os atos e ações de alguém que já não faz parte de sua vida diminuam sua felicidade.
Repita, repita e repita:
🌸 Eu não tenho culpa de ter me envolvido com alguém que deixei de admirar. Eu posso deixar de admirar. Não há nenhum problema em reconhecer a falta de admiração. Esse é, aliás, o sinal de que amadureci, revi meus conceitos e, hoje, não aceito menos respeito do que mereço receber 🌸

Nenhum comentário:

Postar um comentário