terça-feira, 13 de dezembro de 2016

"Amém" é vocábulo de muitos significados

Depois que perdi minha avó, passei a observar a relação entre outros netos, netas, avós e avôs com mais frequência e atenção, talvez como forma de amenizar a saudade. Vez em quando, vejo alguém mais jovem acompanhado de cabelos tão branquinhos. Olhos desinteressados. Celulares nas mãos. Esbravejando que estão atrasados. Sinto vontade de me aproximar e, de forma clichê e piegas, implorar para que aproveitem cada segundo. Dizer-lhes que o tempo escorre pelas mãos.
A presença só precisa do amanhã para virar passado.
Em uma mesa bistrô, o neto e sua avó. A garçonete traz o café de um e a jarra de suco do outro. A senhora agradece.

"Deus lhe abençoe."
O menino ri.


"Deus não existe, vó, caramba, já cansei de repetir isso."

Ela dá um sorriso sem graça, trêmulo e abaixa os olhos. Ele termina o suco e levanta-se. Diz que vai na frente. Deixa-a terminando o café sozinha na mesa estilo bistrô.

"Vai com Deus, meu filho"

"Que Deus, vó? Isso já está ficando chato."

Ela sorri com os olhos, como quem não se importa em engolir sapos para evitar conflitos. Os anos a ensinaram que nem só de flores são feitas as relações humanas. Resta-lhe tão pouco. Ela sabe. Não é justo contaminar seus preciosos minutos com o ácido das brigas.
Ele segue, ela fica. Logo, ordem inversa.
Eu não acredito neste Deus religioso e caricato. Não segui a religião que minha avó tanto queria e nunca repeti as orações que ela me ensinara quando criança. Ela nunca soube. 
Escolhi continuar dizendo "Amém" ao final de cada ligação e a cada despedida. Inclusive, na última. 
Quando aprofundei-me na problemática da religião e da fé, ela já estava no alto de seus oitenta anos. Oito décadas de devoção ao catolicismo e ao Deus que não me conquistou. Não havia mais tempo para discutir crenças. Só para sentir.


"Vai com Deus, fia", ela dizia.
"Amém, vó", eu respondia.
"Vou fazer uma novena para dar tudo certo." 


"Peço a Deus todos os dias", ela repetia. E eu acreditava. Não no sobrenatural, mas no amor. Acreditava tanto que fiz das palavras dela meu amuleto.
Quis com tanta força dizer para aquele neto que, em alguns momentos da vida, é preciso ceder, mas ele tinha pressa de viver. Correu para longe a passos largos. É essa urgência a responsável pelo distanciamento daqueles que já não acompanham nosso ritmo.
Eu não acredito neste Deus religioso e caricato, mas daria tudo para responder, de novo, "amém". Existem, pois, muitas formas de demonstrar amor. Algumas, mais metafísicas do que outras. 
Para mim, aquele Deus da minha avó não fez efeito. Apesar disso, ela me deu amor em forma de oração e, em troca, respeitei sua fé.


"Amém" é vocábulo de muitos significados e também pode ser sinônimo de "Amo e respeito você". As palavras, em suas diversas formas, têm poder de inflar ou murchar o existir do outro.
Crenças e ideologias à parte, chega o dia em que é preciso baixar a guarda para agradar o coração de quem te ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário